quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Boletim de Domingo 26/12/2010

Clique na imagem acima e baixe 
O Boletim - Informativo da IPDIV

Culto de Domingo - 26/12/2010

Mensagem do Senhor ao nosso coração no culto de Domingo.
Pregador Pr.José Roberto.
Baixe aqui o Power Point do último culto da nossa Igreja.

Que venha sobre nós a paz de Deus.

“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”.

Isaías 11:6-9

O clima é de paz nesse fim de ano, como em todos os outros. As pessoas se preparam para isso, para passar o Natal e o Ano Novo nesse espírito de alegria, confraternização e paz. O anseio da maioria é de iniciar o ano com perspectivas maravilhosas e “paz no coração”.

Também gosto desse clima, e realmente oro a Deus que tenhamos um ano novo em paz, alegria, compreensão e vida. Entretanto, nossa necessidade é de que esse sentimento de paz tome conta de toda nossa vida, aprofundando a ponto de invadir os lugares secretos de nossos corações. Uma paz que vença as amarguras profundas, as inimizades veladas, os medos reprimidos, a culpa absorvida, tudo o que ao longo de um ano, ou mesmo de uma vida, passa a constituir nossa própria identidade, sem que não mais possamos nos ver de outro modo.

Quanto leio a profecia de Isaías no capítulo onze, todavia, concluo que muito do que convencionamos ser normal, comum ou natural, um dia será diferente e essa paz profunda reinará em tudo. Toda a violência e maldade, toda guerra e hostilidade um dia terão fim, e “O lobo habitará com o cordeiro”. O improvável será facilmente exposto ante nossos olhos: “o leopardo junto ao cabrito; o bezerro e o leão juntos; a vaca e a ursa juntas, e o leão comerá palha como o boi”. Nesse dia toda realidade será alterada, pois “a terra se encherá do conhecimento do SENHOR”. Sem dúvida nenhuma é o que também acontecerá com o coração humano, as raízes ou profundidades da amargura, do ódio, da guerra, da inimizade, do orgulho, de toda essa rede de mentiras terão fim, pois a paz de Deus reinará no coração humano. Essa constante de guerras e sofrimentos não durará para sempre, pois o conhecimento de Deus inundará a terra, tomando para si cada espaço, por menor e mais secreto que seja. Todas as coisas serão envolvidas pela graça do Senhor.

Mas a profecia de Isaías não é só para o amanhã. O conhecimento de Deus invadiu o coração daqueles que crêem, e, assim, não mais precisam viver em guerra: 1 Pedro 3:8-11 "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la". A liberdade da paz de Deus começa em nossos corações agora. Cada um de nós pode e deve buscar a paz para se ver livre das mazelas do sofrimento.

Para viver em paz, então, é preciso ter compaixão, de tudo e de todos, passando a enxergar cada coisa, cada ser e cada pessoa na vida com um olhar que se envolve e que não julga ou faz juízo, mas que edifica, sofre junto e faz viver. É preciso cultivar uma amizade fraternal, sem inveja ou mentira, desenvolvida na sinceridade e no carinho constante; amizade que não se desfaz com facilidade, mas suporta as adversidades e as diferenças. É preciso ter misericórdia, nunca se imaginando alheio ao sofrimento que não é meu, mas se importando com todos que sofrem. É preciso humildade, para que a derrota seja uma possibilidade e o desejo de vingança se distancie; para que de livre coração aprendamos a reconhecer o outro, sem que para isso tenhamos que fazê-lo menor do que somos. É preciso bendizer, usar os lábios para o bem, e viver para buscar a paz.

Irmãos, que nesse fim de ano a paz não seja apenas um tema, mas que seja a busca sincera de nossos corações, e que seja buscada somente em Deus. O Senhor é quem pode nos livrar de todo mal, purificar nossas almas pelo poder do Espírito, restaurar nossos relacionamentos pela transformação de nossas atitudes e curar nosso coração através do perdão. Que em 2011 a hostilidade natural, ou já esperada, tenha fim, e que nasça entre todos nós vínculos de paz e laços de amor.