quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atos dos Apóstolos 
Foi Lucas, o médico, quem escreveu o livro que conhecemos como Atos dos Apóstolos, e o próprio nome dado ao livro já nos diz tudo sobre seu conteúdo: Lucas iria narrar tudo aquilo que Jesus continuou a fazer e realizar por meio de seus discípulos e apóstolos.
Lucas escreveu esse livro a um homem chamado Teófilo, o qual, pelo tratamento formal que Lucas usa para se referir a ele, deveria ser um importante oficial do império romano e não apenas um judeu. O livro é destinado primariamente a esse homem e o autor insiste que tudo o que foi escrito é fruto de boa pesquisa, e certeza dos fatos que haviam acontecido entre os discípulos de Jesus. Assim como Lucas havia relatado, então, os atos de Jesus em seu evangelho, agora ele continuaria a relatar os atos do Mestre, por seu Espírito, na vida de tantos discípulos.
Mas nessa breve introdução, que servirá de apoio para a mensagem que você ouvirá ao clicar no player abaixo, eu gostaria de ressaltar um simples fato: em toda a narrativa de Atos nós encontramos discípulos e apóstolos sendo guiados continuamente pelo Espírito de Deus. Deus está intensamente presente nessa narrativa. Todo o tempo é fácil ver Deus orientando e traçando o caminho para que homens e mulheres de Deus pudessem trilhar. O que me chama a atenção, entretanto, é o fato de que o caminho trilhado por eles nem sempre é fácil: afrontas, prisões, espancamentos, apedrejamentos, rejeição, não aceitação da Palavra, naufrágios, perdas irreparáveis, martírios, entre tantas outras lutas.
Quando vejo isso, penso: Deus nos guia e anda conosco, mas caminhar guiado pelo Espírito e ao lado de Deus é sempre um caminhar que nos apresenta lutas e dificuldades, embora sempre tenha a vitória certa a nos esperar no final. Esse fato me inspira e motiva, pois percebo que todas essas histórias bíblicas nos fortalecem, uma vez que nos ensinam a confiar em Deus quando não há chance alguma de confiarmos em nós mesmos. Andar com Deus é desafiador, porque Deus nos chama a um caminho de plena confiança e não de auto-segurança.

Ouça aqui a ministração do servo de Deus Pastor Fillipe Mendes Cotta.
Clique no player abaixo e ouça.