segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ensinando a Vida

Domingo de Páscoa
Escola Bíblica e Culto Infantil


 (Trabalhos manuais que ensinam a ressurreição de Cristo)

  (As histórias bíblicas são recontadas visualmente)


Nesse domingo de Páscoa recontamos a poderosa história do Cordeiro Eterno que sofreu e se entregou para salvar a muitos por sua morte. Jesus morre no madeiro pelos seus e lhes dá vida, e vida em abundância. 
Recontar essa história às crianças é incutir nesses pequeninos a convicção de que Jesus Cristo é o Senhor e que nossa vida não se resume a esse presente tempo, mas se estende à eternidade. Faz com que a cada dia creiam mais no poder de Deus e em sua Palavra que é fiel e nunca falha. 


Ensinar é o desafio de fazer com que o homem alcance a medida do homem perfeito, que é Jesus. Desde a infância, então, o ensino deve conduzir a criança à revelação de Deus em Jesus, pelas Sagradas Escrituras. Muitos pensadores se firmaram nessa verdade, muitos viveram por isso, muitos ensinaram a partir desse prisma; Comenius foi um desses. Considerado o fundador da didática moderna, João Amós Comênio, ou apenas Comenius, viveu no século XVII, escrevendo largamente sobre didática e sobre a centralidade de Cristo no ensino. A biografia e bibliografia de Comenius é imprescindível para quem se dedica ao ensino/aprendizagem em qualquer área.


Nesse breve post vale a pena compartilhar algumas ideias e convicções de Comenius, com as quais concordamos e que tudo têm a ver com o desafio de ensinar às nossas crianças desde cedo o sentido real da Páscoa.


Nas citações abaixo, Comenius afirma o valor do ensino infantil,


"Que a primeira palavra que se aprenda a balbucinar seja Cristo; e que, com os seus Evangelhos, se forme a primeira infância: desejaria que estas coisas lhe fossem ensinadas entre as primeiras, para que fossem amadas pelas crianças. Dediquem-se, depois, as crianças aos estudos bíblicos, até que, com tácitos progressos, se transformem em homens robustos em Cristo". 


e diz, sem medo, que quanto mais cedo as ensinássemos melhor seria,


"Logo que as crianças têm idade suficiente para serem ensinadas, deve, antes de tudo, infundir-se-lhes a convicção de que não estamos no mundo por causa desta vida, mas que caminhamos para a eternidade, e que aqui estamos apenas de passagem, para nos prepararmos convenientemente para entrarmos dignamente nas moradas eternas".


para que sempre e sempre creiam no Deus poderoso,


"Ensinar-se-á a pôr adequadamente em prática a fé, a caridade e a esperança, se se ensinar às crianças (e a todos) a acreditar firmemente no que Deus revela, a cumprir o que Ele ordena e a esperar o que Ele promete".


e para que saibam que nossa vida está em Deus, guardada nas mãos do Eterno:


"E advirtam-se as crianças de que o caminho mais seguro da vida é o caminho da cruz, e que, precisamente por isso, foi por ela que o Mestre, Cristo, saiu desta vida, o qual convidou os outros a seguirem por esse caminho, e por ele conduz aqueles a quem quer melhor".


Nisso Comenius tinha razão, e com ele faço coro: devemos ensinar, e quanto mais cedo mellhor, nossas crianças a amarem a Deus, de todo coração e a serem cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo,  nosso Senhor.



"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo". 
Efésios 4:11-13



Citações retiradas da "Didática Magna"  -  Jan Amos Komenský (Comenius)

domingo, 24 de abril de 2011

Culto de Domingo - 24/04/2011


Ouça aqui a ministração do servo de Deus Pastor José Roberto.
Clique no player abaixo e ouça.



Para ver as fotos clique aqui.