segunda-feira, 27 de junho de 2011

Domingo 26/06/2011 - 3ª Semana de Comunidade



Ouça aqui a ministração do servo de Deus Pastor Fillipe Mendes Cotta.
Clique no player abaixo e ouça.


Leia abaixo o esboço da mensagem . 

O Potencial da Igreja

Mateus 16:13-24


Contexto (v.13a)
A cidade de Cesaréia de Filipe ficava ao norte de Jerusalém, ao norte do mar da Galiléia. Uma cidade bem acima do nível do mar, situada no sopé do monte Hermon, e tinha esse nome em homenagem a César, imperador romano, por ter sido construída por Filipe o tetrarca que trabalha para Roma. O nome “de Filipe” servia para diferenciar de Cesaréia.
Jesus vai até esse lugar fantástico, habitado majoritariamente por gentios para estar a sós com seus discípulos e com eles ter uma conversa importantíssima para o avanço da igreja. Eles se reúnem próximo ao monte Hermon e essa imagem de uma rocha ou de um monte será fundamental para simbolizar o que Jesus tem a dizer sobre o fundamento da Igreja.

O primeiro Quem? (v.13b,14)
Jesus, então, conduz seus discípulos a uma pergunta inicialmente geral sobre o assunto, tentanto retirar deles alguma informação a respeito do que as multidões pensam sobre ele. Ele pergunta: Quem eles dizem que eu sou?
Algumas respostas estranhas surgem nessa discussão e são até mesmo engraçadas.

1.     João Batista
Essa é a clara opinião de Herodes Antipas, que no cap. 14:2 diz que Jesus é a reencarnação de João Batista, que veio fazendo maravilhas e com poder sobrenatural. Provavelmente Herodes pensava assim por ter medo de ter cometido um pecado mortal por ter matado João Batista.
2.     Elias
Outros viam Jesus como o profeta Elias, como que um precursor do Messias que viria, como se Jesus cumprisse a profecia de Malaquias de que Elias seria o precursor do Messias.
3.     Jeremias
Outros, ainda, viam Jesus como Jeremias, associando o profetismo condenatório de Jeremias com o de Jesus, além do sofrimento comum aos dois.
4.     Algum dos profetas.
Ou seja, alguns esperavam que talvez um dos profetas do passado, principalmente aqueles que não morreram, como Elias e Enoque, pudessem voltar e se tornarem precursores dos “últimos dias”.

Mas essa era a opinião da multidão, o que de certa forma não era tão importante para Jesus, pois seu foco estava na igreja formada por seus discípulos verdadeiros. Digo isso, não porque Jesus não se importasse com isso, mas porque de um modo ou de outro no último dia todo olho verá e toda língua confessará que ele é o Filho do Deus vivo.

O segundo Quem? (v.15)
Jesus usa um “vós” bem enfático aqui, buscando saber o que seus discípulos pensavam a respeito dele. Pedro atua como porta-voz do grupo e responde por si mesmo, mas também por todo grupo. Ele atua como porta voz, embora não tivesse entre eles nenhuma proeminência espiritual do tipo que o fizesse superior a eles. Pedro é, aqui, um “primeiro entre iguais”.
É interessante ressaltar que conhecer Cristo não é um papel para apenas um, para o líder, para o pastor ou pastores, mas para toda igreja. Saber quem Cristo é, o que ele fez, e o que ele ainda faz é tudo para a vida da igreja.

Afirmação Revelada (v.16,17)
A resposta dada por Pedro destoa completamente do que vinha sendo afirmado pelo povo: Jesus não era mais um profeta que veio anunciar a vinda do Messias, ele era o próprio Messias. Após ele nada mais teria que vir, era, ele mesmo, a resolução de todas as coisas.
Pedro diz que Jesus é o Cristo ou o Messias, o ungido de Deus que viria para salvar Israel e inaugurar um novo tempo. Ele seria um descendente de Davi, que reinará com poder, cujo Reino jamais teria fim. E Pedro ainda diz mais ao dizer que ele era o Filho de Deus, que compartilha com o Pai de sua divindade, Jesus sendo da mesma natureza que Deus.
Mas o que Pedro estava dizendo não havia sido revelado por entendimento humano, nem por capacidade de seu intelecto. Embora os discípulos tenham seguido Jesus, desde o início, na esperança de ele seria o Messias, isso só se torna claro à medida que caminham com ele e vêm essa verdade ser revelada por Deus na vida de Jesus.
Jesus deixa claro para Pedro: não foi “carne nem sangue” que te revelaram, ou seja, não foi nenhuma vontade humana, mas meu Pai que está nos céus. Pedro é o Simão filho de Jonas (Barjonas), enquanto Jesus é o Filho de Deus. O Pai de Jesus revela a Pedro quem o filho é. Como está escrito em Jo 6:45 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.
Por esse motivo a Palavra é tão importante, o que se pode conhecer a respeito de Deus e de Jesus e do Espírito está escrito nas Escrituras Sagradas. A Revelação de Deus nos conduz a Deus. Por isso a pregação é tão importante, por isso o estudo da Palavraé tão importante, por isso a dedicação e a meditação na Palavra são imprescindíveis.

A Edificação da Igreja (v.18)

Jesus diz a Pedro, então, que Ele mesmo edificará sua Igreja. Ele a edificará sobre o firme fundamento dado aos apóstolos por Deus: Cristo é o Filho do Deus vivo. Ou seja, Pedro e os demais criam nisso, e a igreja iria ser edificada sobre essa verdade. Apenas nesse sentido é possível conceber que os apóstolos e não apenas Pedro é o fundamento da Igreja. Como afirma o apóstolo Paulo:
Efésios 2:19-22  19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,  20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,  22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Os apóstolos são o fundamento da Igreja junto dos profetas, mas antes deles Cristo é a pedra de construção.
Jesus, então, se apresenta como o construtor da Igreja, que mesmo sendo constituída por pessoas está sendo edifica por Jesus. Ele está chamando sua “comunidade da salvação”, seu povo escolhido, chamado de todas as partes para ser santo e justo.
·        Ninguém vem ao Pai senão por Jesus, por isso é ele quem edifica a Igreja.
·        Ele chama aqueles que são seus e eles ouvem a sua voz.
·        A igreja pertence a ele, por que o Pai lhe deu o que serão salvos.
·        Ele é dono da igreja porque a comprou com seu precioso sangue.

O potencial da Igreja (v.18b, 21)

Nesse sentido, a igreja tem um grande potencial, pois foi edificada por Jesus, pertence a Jesus, foi comprada por ele, é a sua noiva espiritual, é seu corpo,etc. O potencial da Igreja está em sua relação íntima com Jesus.
Por isso Jesus completa dizendo: as portas do inferno não prevalecerão. E aqui não se deve entender como as portas do inferno de Satanás, como se ele fosse o dono do inferno. Na verdade o inferno foi criado por Deus para Satanás e seus anjos serem condenados por seus pecados e maldade. O que o texto quer dizer é que as portas do hades, ou seja, da morte não prevalecerão contra a igreja. A morte não colocará fim da igreja, a igreja não tem fim e não pode ser destruída por nenhum poder humano, diabólico ou outro.
Isso fica muito claro quando vemos o versículo 21, em que Jesus passa a anunciar que deve ir a Jerusalém, padecer nas mãos das autoridades, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Ou seja, Jesus iria vencer de uma só vez o Diabo e a Morte. Ao morrer pelos pecados Jesus vence todo o poder acusador de Satanás, de tal modo que podemos dizer com apocalipse que ele perdeu seu lugar no céu, onde agora temos nosso intercessor junto ao Pai. Ao ressuscitar dentre os mortos, Jesus sai da morte ou do hades, e vence.
Satanás nada pode contra Jesus e sua igreja, a morte nada pode contra Jesus e sua igreja. “Se Deus é por nós quem será contra nós?”, “Maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.
Resumindo, o potencial da Igreja é decorrente do poder de Jesus.

O potencial da Igreja: Autoridade (v.19)
Então Jesus diz a Pedro: 
Mateus 16:19  19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
E essa promessa feita por Jesus não se refere apenas a Pedro mas se estende a todos os discípulos, como ele dirá mais a frente:


Mt 18:18 - 2018 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. 19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Em outras palavras o que Jesus está dizendo é que seus discípulos terão sua autoridade na terra, a igreja é o povo que Deus está edificando neste mundo, como Israel no A.T a Igreja agora representa um povo separado no mundo, uma minoria separada por Deus.
·         Deus está presente no meio da Igreja,
·         A Igreja anuncia a Palavra de Deus, (Pregação)
·         A Igreja faz discípulos de todas as nações, (Discipulado)
·         A Igreja é a luz do mundo, (Destruir o espaço da trevas)
·         A Igreja é o sal da terra, (Conter a impureza)
·         A igreja é rio de vida para o mundo, (Boas Novas)
·         A Igreja é a comunidade dos santos e eleitos, (Redenção da cultura e da vida)
·         A Igreja é o instrumento de Deus no mundo, (Missões/Reino)
·         A Igreja é o exemplo de justiça, (Retidão em todas as áreas)

O potencial da Igreja: Seguir Jesus (v.24)

Mas talvez esse ministério de Autoridade deve ter subido à cabeça dos discípulos, pois quando Jesus fala de morte e sofrimento Pedro se assusta e tenta repreender Jesus numa atitude satânica de tentar afastá-lo da morte que possibilitaria e seria a base para todas essas coisas. (v.22,23)
Provavelmente todo esse potencial de Jesus e da igreja não combinassem, na visão de Pedro, com o fato de ser ele o Messias, o Filho de Deus, que estava edificando uma Igreja Poderosa.
Mas, na verdade, Jesus deixaria claro que, embora fosse o Messias, o Servo de Deus, ele era o Servo Sofredor que haveria de salvar o mundo através de seu sofrimento. E sua igreja seria composta daqueles que iriam atrás dele, carregando cada um sua cruz, no caminho do calvário, com toda humildade e simplicidade a fim de pregar o evangelho e salvar o mundo.
Como nos diz:
Mateus 5:10-16   10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.  11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.  12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.  13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.  14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;  15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.  16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Ser sal, luz é seguir Jesus no caminho da Cruz. O potencial da Igreja decorre do potencial do discipulado, do potencial que se tem seguindo Jesus.

Pastor Fillipe Mendes