sábado, 22 de janeiro de 2011

Pastoral - Sem confiança não há Jornada Feliz

Salmo 62:1-2  Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. 
2 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.        
            Na terça-feira pela manhã, enquanto ouvia a leitura da devocional na voz da Thalita, percebi que o que o texto do Pão Diário compartilhava para o dia 18, na verdade, tinha a ver com todo nosso ano. Nem tanto o texto da devocional, mas os versículos iniciais do Salmo 62 tomaram minha atenção e me conduziram a compartilhar com vocês esta verdade: “sem confiança profunda em Deus não é possível vivermos uma Jornada Feliz.
            Esse é mais um dos salmos maravilhosos de Davi, cujo propósito é expressar a confiança plena desse homem no poder do nosso Deus. Davi escreve uma poesia para Deus - poesia viva - fruto de seu sofrimento e de suas aflições; um poema cheio de experiências marcantes da vida de um homem, e repleto de convicções vindas do sopro do Espírito. Nesse salmo, Davi faz um clamor à sua alma, ele diz: “ó minha alma, espera silenciosa”; porque a alma na aflição não quer calar, quer sempre descobrir como evitar a dor, como vencer a hostilidade, como fugir da provação, e tudo isso por sua própria força.
            A alma é o ser, é o centro de toda a nossa vida, de nossas vontades, decisões, de nossa fé. A alma é tudo que somos, e Davi fala consigo mesmo em voz alta, na tentativa de ouvir sua própria voz e aprender a descansar em Deus. O descanso vem da certeza de que o Senhor é a salvação, Ele é rocha, Ele é alto refúgio, Ele é a certeza de que não seremos abalados. Por tudo isso é que Davi clama por silêncio, e esse também é meu clamor a você através desse breve texto.
            Aprenda a confiar em Deus, mesmo diante das lutas que nos sobrevêm. Não perca sua esperança, pois o Senhor é o nosso refúgio e fortaleza. Sem confiança é impossível caminhar feliz, pois sempre haverá dor e aflição, e é preciso continuar, firme no Senhor, que nos prometeu que estaria conosco todo o tempo. Silencie, então, seu coração, confiando no Senhor, pois ele é nossa proteção e porque, mesmo nos momentos em que somos atribulados, perseguidos, e nos sentimos desamparados, é preciso saber que o Senhor é nosso esconderijo.
            Começamos nosso ano orando a Deus, e, assim como Esdras, temos clamado por uma Jornada Feliz. Uma vez que confiamos em Deus para nos abençoar nessa jornada anual, não podemos mais voltar atrás e pedir socorro para outros. Não podemos crer que nosso socorro virá das finanças, do conhecimento, da habilidade, ou de qualquer outra capacidade humana, pois nosso socorro virá apenas do Deus Eterno.
            Silenciar a alma, então, é isso: confiar em Deus e não buscar ansiosamente por socorro em outras fontes. Quando lhe sobrevier luta familiar, ore e confie em Deus. Quando passar por momentos de tensão e dificuldade financeira, ore e confie mais no Senhor. Nas perdas, ore com fé. Em meio ao choro, busque com perseverança e clame por ajuda. Nas muitas alegrias, pare, pense e agradeça. Nos desafios que surgem, ore, insista e acredite. Em toda a jornada não deixe de confiar no Senhor, pois sem confiança não há Jornada Feliz.

Pr Fillipe Mendes

O Boletim de Domingo 23/12/2011


Clique na imagem acima e baixe
O Boletim o informativo da IPDIV.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quarta-feira 19/01/2011



Estudo bíblico com o Servo do Senhor Pastor Fillipe Mendes.
Clique na imagem abaixo e baixe o Power Point do estudo desta quarta-feira.
Para ouvir clique no Player acima.




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pastoral - O Senhor da Jornada é Jesus

Apocalipse 5:1-5 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.  2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?  3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;  4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.  5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.
            Nessa quarta-feira, no culto ELO, estudamos brevemente sobre o texto supracitado, e posso dizer, com certeza, que Deus falou profundamente ao coração dos cinqüenta e quatro irmãos presentes.  
            Para quem veio e para quem não pode vir, a mensagem que Deus nos deu para guardar no coração é a de que o Senhor Jesus é quem tem o controle de nossa história. O texto de apocalipse diz que nas mãos de Deus havia um livro, todo escrito, por fora e por dentro; esse livro simboliza o desenlace da história por vir. Todavia, a abertura do livro estava condicionada à abertura de sete selos (o número sete em apocalipse significa “algo perfeito”, ou “completo”), e João percebe que não existe ninguém digno de abrir os selos e de controlar a história.
            Por causa disso, João se entrega às lágrimas, sentindo aquela angústia, que muitas vezes nos bate, de que nada mudará, pois não há quem possa fazê-lo. Em meio às lágrimas, João é interrompido pela voz de um homem de idade que lhe diz: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.
            Essa mensagem repercutiu no coração de João, e, ainda hoje, clama ao meu e ao seu coração: “O Senhor da História é Jesus”. Jesus é capaz de abrir os selos, e de levar a história à sua consumação. Jesus é o dono da vida, dono de todas as coisas, de todas as criaturas, Ele, e apenas Ele, é digno de abrir o livro, porque venceu a morte e vive.
            Para nós, família IPDIV, essa é uma palavra de vida e de convicção: “O Senhor de nossa Jornada em 2011 é Jesus”. Toda nossa oração é dirigida ao Senhor Jesus, pois, sendo Ele o dono da Jornada, sendo Ele quem vai escrever nossa história em 2011, sabemos que nosso clamor pode ser atendido.
            Em Janeiro temos falado repetidamente sobre essa Jornada Feliz, e isso é valioso, pois se trata de todos os nossos dias em 2011. Clamamos ao Senhor, que é o dono da História, que nos dê esse ano uma história de vitória. Clamamos a Jesus, porque Ele pode fazer. Oramos a Ele, porque é fiel para nos ouvir e responder. Saiba que seu ano de 2011 não está nas mãos de homens, dos poderosos ou influentes, não está nas mãos do acaso ou do destino, não está nas mãos de satanás e seus demônios, mas está nas mãos de Jesus. Ele é o único digno de abrir o livro da história, e apenas Ele pode dirigir o rumo que a história tomará.
Ore mais, jejue mais, e clame a Deus por uma história feliz em 2011, para nós, para nossos filhos, e para tudo que é nosso.

Pr Fillipe Mendes

Mensagem dia 16/01/2011 - Pr Fillipe

Ouça aqui a ministração do servo de Deus Pastor Fillipe Mendes.
Clique no player abaixo e ouça