domingo, 9 de janeiro de 2011

“POR UMA JORNADA FELIZ”

Esdras 8:21-22  “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam”.
          
  Esse é um texto muito interessante das Sagradas Escrituras, e para quem participou da EBD 2010, na classe de adultos, será fácil lembrar-se dessa história. De maneira bem resumida o que acontece aqui é o seguinte: Esdras consegue retornar para Jerusalém com um grupo de refugiados judeus, que eram até então cativos em Babilônia. Sem dúvida alguma, essa viagem seria muito perigosa, ainda mais pelo fato de que com eles havia ouro e outros valores.
Na estrada poderiam enfrentar dois perigos típicos: animais selvagens, que naquele tempo não estavam em exibição apenas em zoológicos, e bandidos e assassinos, que viviam a espreitar as estradas a fim de alcançar um grupo ou uma comitiva para assaltá-los.
Num caso como esse, portanto, seria de se esperar que Esdras pensasse bem sobre a segurança e que tivesse à sua disposição um grupo de soldados. No entanto, Esdras havia anunciado a todos que Deus, o Senhor dos Exércitos, os protegeria de todo mal, e, sendo assim, aconteceu que Esdras não quis voltar atrás; em suas próprias palavras: “tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem dele”. Esdras anunciou a todos o poder de seu Deus, agora era contar com a proteção do Senhor, e nada mais.
Para tanto, Esdras decide apregoar um tempo de busca a Deus. O objetivo era pedir ao Senhor “uma jornada feliz”, que toda proteção do alto fosse dada a esse povo, para que pela sua proteção o nome do Senhor fosse glorificado. Essa busca foi um ato de humilhação na presença de Deus, com jejuns e orações; e foi motivada pela certeza que Esdras possuía de que “a boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles”.
Bom, resumindo é isso. E tudo isso nos toca profundamente, porque a liderança de nossa igreja apregoou, ou mais simples, proclamou e anunciou um mês inteiro dedicado à oração. Terminamos hoje, no culto das 19h00, nossa semana universal da oração, em que, juntamente com milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, oramos a Deus por um 2011 abençoado e feliz.
Durante o mês de Janeiro esse será nosso tema: “POR UMA JORNADA FELIZ”, e não só tema, mas clamor, motivo de oração e contrição através de jejum e dedicação a Deus. Uma jornada feliz para cada família; para nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e vovós e vovôs; para nossos ministérios; para nossa liderança e para os pastores; para os novos membros dessa família; para nosso crescimento espiritual e numérico.
Ore mais, jejue mais, clame mais a Deus por UMA JORNADA FELIZ em 2011. Não fique de fora dessa convocação, participe.
Pastor Fillipe Mendes

0 comentários: